A explicação conceitual que a física nos dá sobre energia é: "a energia representa a capacidade de realizar o trabalho". A energia está presente na pessoa que consome alimentos e tem força para levantar uma caixa, ou então nos rios que movimentam as turbinas de uma usina elétrica.
Energia renovável é toda energia que é naturalmente reabastecida, de recursos naturais. Exemplos:
Sol: energia solar.
Vento: energia eólica
Rios e correntes de água doce: energia hidráulica.
Mares e oceanos: energia maremotriz.
Ondas: energia das ondas.
Matéria orgânica: biomassa.
Calor da terra: energia geotérmica.
Água salobra: energia azul.
A energia limpa não libera durante o seu processo de produção ou consumo, resíduos e gases poluentes que geram o efeito estufa e o aquecimento global. As energias que liberam poucos resíduos e gases poluentes também podem ser consideradas energias limpas. As principais são: energia eólica, energia solar, energia das marés, biogás e biocombustíveis.
Esse tipo de energia é muito importante para o desenvolvimento sustentável do planeta e para a proteção do meio ambiente. Felizmente, hoje em dia cerca de 20% da energia gerada e consumida no mundo provém de fontes limpas.
Acredito que os tipos de energia que menos prejudicam o meio ambiente é a solar e a eólica. Ela nunca irão acabar e todos podem obtê-las sem agredir o planeta.
Blogs comentados:
Amanda Leite
Giulia Mazzini
Nenhum comentário:
Postar um comentário