sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tarefa 1 - Sociologia

Quando nascemos nossos pais nos ensinam a falar, andar e comer. Com mais ou menos 4 anos, entramos no colégio, no Jardim. Onde nos alfabetizamos e aprendemos a nos encaixar em sociedade. Somos obrigados a entrar nos padrões da escola onde estamos, usar o uniforme, e ter tal comportamento.
De alguma maneira, eu acredito que a sociedade veta planos, gostos e estilos. Muitas pessoas se sentem intimidadas por ter uma identidade própria diferente da maioria, e tentam se encaixar. Desse jeito, não deixam transparecer o que realmente sentem e pensam.
É como se fosse uma ordem de fatores que não pode ser diferente: escola, faculdade, emprego. E durante essas etapas, cada um decide o que quer, como casar, constituir família, etc.
Mas e se alguém resolver fazer diferente? Chega a ser estranho pensar dessa maneira.
Todo mundo sabe das leis que precisa seguir, e do modo que precisa agir para conviver em sociedade de forma harmônica, ou não.
Existem muitas leis que devem ser cumpridas, e muitas maneiras delas serem burladas. E isso depende do caráter da pessoa. Mas porque isso entra em questão de caráter? Simples, na sociedade quem segue as leis, sejam elas justas, ou não, é o bonzinho. Quem foge disso, e tenta criar seu próprio caminho com dilemas, ideias e princípios é o sem caráter, ignorante, que não teve educação. E isso volta lá para o início, na escolinha, onde recebemos nossas primeiras "leis".
Podemos ler um trecho da música Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana:
 Não tinha medo o tal João de Santo Cristo
           Era o que todos diziam quando ele se perdeu
Como podemos perceber na música, João de Santo Cristo é um rapaz que não se enquadrava no modelo imposto pela sociedade. Não tinha medo da polícia, e não obedecia as leis. Ele só buscava a liberdade, queria encontrar seu caminho, enquanto todo o resto dizia que ele estava se perdendo.
Nossa liberdade é algo relativo. Liberdade é quando dizemos e fazemos o que bem entendemos. Mas como fazer o que bem entendemos com uma sociedade, leis, autoridades nos dizendo o que devemos fazer?
Acho que a liberdade é uma questão de adaptação aos fatos! Por exemplo, na escola, não precisamos ficar quietos diante de professores com ideias diferentes ou métodos de ensino complicados. Precisamos saber nos impor, com respeito. Toda ideia e opinião deve ser respeitada, e claro, não necessariamente aceita.

Comentei nos blogs:
Quétsia Hossein
Maicol

domingo, 25 de março de 2012

Blogs comentados!

Comentei o post sobre as áreas de biologia, nos blogs:

Haylla Stiebe
Júlia Vasconcelos
Gabrielli Fernandes

Áreas da biologia

A biologia é o estudo da vida. para descobrirmos o que somos e de onde viemos. Ela é um campo de estudo grande e amplo, e geralmente não é estudada em apenas uma disciplina. Possui sub-divisões para que possa ser melhor estudada. Estuda os seres vivos desde sua forma até seu relacionamento com outros seres e o meio ambiente. Abaixo, algumas das diversas áreas:

Ecologia: Essa área estuda a distribuição e quantidade dos seres vivos e das interações que definem essa distribuição. Essas interações podem ser entre seres vivos e/ou o meio ambiente. De forma resumida, é o estudo da casa, do lugar onde se vive. Foi o cientista alemão Ernst Haeckel quem usou esse termo pela primeira vez em 1869, para denominar o estudo das relações de seres vivos e o ambiente em que vivem.
O meio ambiente em que os seres vivos se encontram interfere tanto em suas funções vitais, quanto no seu comportamento. O ambiente e sua qualidade, por sua vez, determina o número de indivíduos e tipos de espécie que podem habitar determinado local.  No nosso cotidiano, devemos tomar precauções, como separar o lixo, e economizar água. Preservando assim, o nosso meio ambiente! 



Citologia: É o estudo das células. É a parte da biologia que estuda que estuda a célula sob seus diferentes aspectos morfológicos e bioquímicos. Essa área se dedica à célula, sua estrutura, suas funções e importância.  

Foi uma ciência descoberta por acaso pelo cientista Robert Hooke, com a invenção do microscópio se tornou possível entender as células e suas substâncias, como sais minerais, glicídios, água, lípidos, proteínas, e etc.
A citologia estuda todas as células, exceto os vírus.
Um exemplo conhecido do estudo, é o exame de sangue.


Anatomia:  Anatomia vem do grego cortar em pedaços. Ela estuda a estrutura, o corpo e a forma dos seres. Assim como suas funções vitais.
Alguns historiadores afirmam que o estudo da anatomia surgiu no antigo povo egípcio. Eles tinham a habilidade no assunto graças à prática da mumificação. Um exemplo objetivo e claro dessa área é o estudo do corpo por regiões.



Fisiologia: É o ramo da biologia e medicina que estuda as funções físicas, mecânicas e bioquímicas dos seres vivos. De forma resumida, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. A fisiologia usa os conhecimentos físicos para explicar como as funções vitais acontecem. Ela é dividida em fisiologia animal e fisiologia vegetal.
Uma pesquisa da área da fisiologia pode ser por exemplo, o que faz o coração pulsar.



Genética:  A genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação de organismos.
Estuda a maneira da transmissão das características biológicas de uma geração para a outra. O termo "genética" foi usado pela primeira vez pelo cientista Wiliam Batesson.
Já na época da pré-história os humanos os conhecimentos genéticos com a domesticação e cruzamento seletivo de animais e plantas.
No interior dos organismos a informação genética está geralmente contida nos cromossomos, onde é representada a estrutura química da molécula de DNA.
Atualmente a genética proporciona dados importantes em investigações, como por exemplo, de paternidade.

Esses são apenas cinco ramos de estudo da biologia. Existem outros como a evolução e histologia. Todos são conhecimentos fundamentais. O estudo da biologia é importante pois cada vez mais o homem utiliza esses conhecimentos para melhorar as relações que os seres vivos possuem com a natureza.