domingo, 11 de novembro de 2012

Tarefa de Biologia!

A célula é a menor unidade viva do nosso organismo e nosso corpo já foi um dia uma célula. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. E a célula-tronco é muito conhecida, porém, poucos realmente sabem alguma coisa sobre ela.
As células-tronco são como matrizes do nosso corpo, elas podem dar origem a qualquer célula. Existem três possibilidades de extração:

Embrionárias: São encontradas no embrião e são totipotentes (que podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias) ou pluripotentes (que podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos) pelo seu poder de diferenciação celular de outros tecidos. Sua utilização para investigações e tratamentos médicos depende do país, em alguns ela é ilegal. O STF permite que pesquisas sejam feitas no Brasil.

Adultas: São encontrados em tecidos como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta e outros.

Mesenquimais: São uma população de células do estroma do tecido e tem a capacidade de se diferenciar em tecidos. Por conta da sua plasticidade, elas vem sendo muito utilizadas para reparar ou regenerar tecidos danificados, tais como cartilaginoso, hepático, cardíaco e neural.  

As células tronco pluripotentes sofrem especializações que originam novas células-tronco, que devem dar origem a novas células. As células pluripotentes devem nos ajudar a compreender eventos complexos que acontecem durante o desenvolvimento humano. Com o desenvolvimento delas, poderemos testar medicamentos em vários tipos de células, mas isso não irá substituir os testes feitos em animais ou seres humanos. 
Essas células estimuladas para desenvolver tecidos especializados, ofereceriam a possibilidade de uma renovável fonte de células e tecidos para tratar doenças como Mal de Parkinson, de Alzheimer, diabetes, queimaduras osteoartrites e etc. Em praticamente todas as áreas da medicina podemos encaixar essas células.
As pesquisas e investimento com células-tronco dão esperança para encontrar tratamento e, quem sabe, a cura das doenças já citadas acima e também no tratamento de problemas genéticos. 

Concluindo esse trabalho, percebo não só a importância dessas células, mas também a importância de saber sobre isso. É um assunto muito polêmico, muitos consideram um crime, pois as células são originadas de um embrião, e alguns consideram isso como "tirar a vida" de um ser humano, e esse assunto é cada vez mais discutido, principalmente pela Igreja Católica.


Blogs comentados:


Um comentário:

  1. Muito boa o seu texto, principalmente por mencionar a Igreja Católica na última frase. Em muitos países, diversas coisas são ilegais pelo fato de ser considerado "pecado".

    ResponderExcluir